No dia 5 de maio, dia da Língua portuguesa fomos ao teatro. E que bela forma de celebrar este dia, celebrando Camões, presentificado na personagem a quem o ator Simão dá vida.
Nestas animadas sessões de teatro sobre Camões, a sua vida e obra, dois atores contracenam para dar vida a um Camões que procura convencer um aluno de 10.º ano a aprender poesia e o rei D. Sebastião a conceder-lhe a tença.
Entre sonetos e redondilhas e muitas aventuras amorosas ou nem tanto, a poesia vive de inspiração ou falta dela num tom ora sério ora divertido interagindo com os alunos, ou melhor com as alunas, as musas inspiradoras ou com conversas de plateia entre o rei D. Sebastião e os miúdos da praia.
Nesta peça seguimos as dificuldades da composição poética, a composição d'Os Lusíadas, em manuscrito, a mestria do poeta em contraposição com a falta dela no seu aluno de 10.º ano, o Vicente, Alberto que afinal até se chama Horácio como o poeta clássico. Entre as muitas conversas com o ilustre professor Camões aparecem personagens femininas a quem Camões dedicou alguns dos seus poemas.
Esta peça foi oferta da autarquia aos alunos dos 9.ºs e 10.º anos e enquadra-se nas aprendizagens essenciais destes anos de escolaridade, sendo assim um contributo para uma abordagem à vida e obra do poeta de uma forma diferente e divertida.
Esperamos que esta experiência tenha sido enriquecedora culturalmente.
Com esta atividade a Rede de bibliotecas escolares do Concelho do Cadaval, promotora do evento, enquadrado dentro da missão de contribuir para melhorar a literacia literária dos alunos, pretende proporcionar-lhes novas e enriquecedoras experiências de aprendizagem.
A atividade contribui para a celebração dos 500 anos de Camões e para a concretização dos ODS 4 e 17 .
Eu gostei muito do teatro. Foi engraçado. A parte que eu mais gostei foi quando os atores interagiam com as pessoas. mas não gostei quando eles estavam a falar dos verbos e essas coisas porque parecia mais uma aula de português do que um teatro.
Francisca Batista 9.º D
Eu gostei. Achei engraçado. Porém, acho que podia, trazer um pouco mais da história d'Os Lusiadas como as aventuras do poeta nas ilhas. mas, o teatro foi giro. Aprendemos um pouco mais sobre Camões e rimos bastante.
Bianca 9.º D
Opinião de docente
Relativamente à atividade sobre Camões, acompanhei os alunos do 10.º B. A peça ofereceu uma abordagem dinâmica e bem-humorada sobre a vida e obra de Luís de Camões, conquistando o público jovem através de um toque moderno e divertido.
Os atores utilizaram o humor inteligente para retratar momentos icônicos da vida do poeta, desde suas peripécias em alto-mar até suas paixões e infortúnios amorosos. Com diálogos ágeis e cenas cómicas, o espetáculo transformou as passagens épicas de Os Lusíadas em situações engraçadas, sem perder a essência literária.
A comicidade surge tanto nas interações entre os personagens quanto nas referências contemporâneas que aproximam a obra clássica da realidade atual. Este tom descontraído facilitou o entendimento da narrativa e tornou o espetáculo uma experiência dinâmica, divertida e educativa, despertando no público um novo olhar sobre a literatura clássica portuguesa.
Selma Presado, grupo 330
Sem comentários:
Enviar um comentário