segunda-feira, 21 de julho de 2025

O Adamastor - ilustração

 




Alguns trabalhos da exposição - Adamastor

As alunas do 11.º C orientadas pela docente de desenho A,  realizaram ilustrações livres com recurso a lápis, marcadores e aquarelas inspiradas no célebre episódio do Adamastor , canto V, estrofes 37-60.

Este atividade é um contributo par dar a conhecer à comunidade escolar este famoso episódio. 

Veja aqui a interpretação deste episódio.


Camões e as plantas - criação de marcadores de livros


Exemplos dos trabalhos dos alunos

Referências à flora são abundantes na obra Camoniana. Com base na exposição digital partilhada pela BE aos docentes de Português - As plantas na obra poética de Luís Vaz de Camões, as turmas do 7.º ano criaram uma série de marcadores de livros inspirados nas ilustrações que acompanham os textos desta exposição. Desta forma, as docentes de Português da Equipa pedagógica do 7.º ano proporcionaram aos alunos uma abordagem inspiradora e criativa da obra do poeta aliando os extratos poéticos alusivos às diversas plantas que motivaram a exposição à produção manual dos alunos.

Esta atividade insere-se no programa de atividades alusivas a Camões e celebra o poeta e a natureza, contribuindo também para a concretização do Projeto Educativo do AEC nos eixo sustentabilidade e património natural.

segunda-feira, 7 de julho de 2025

BE1- em retrospetiva 2024-2025

 

                              Atividades de promoção  e desenvolvimento da leitura e da escrita

                         Atividades de promoção da leitura e da escrita através de espetáculos de teatro


                                            Atividades de desenvolvimento da literacia digital

                                Atividades transversais, dacs e projetos com exposições na BE

quarta-feira, 25 de junho de 2025

LEITORES TOP da BE2 2024/2025


Distinguiram-se este ano escolar,  pelo seu interesse e entusiasmo pela leitura, os alunos:

Gustavo Magalhães, Kamilla Vasconcelos,  Madalena Batista, Mariana Lourenço e  Diana M. - da Turma 9 – 4º ano, da prof. Rute Queimado.

E também:

Amalia Dias, Carolina Miguel, Alice Achemann, Íris Maggiolli  e Fábio do Cabo – da Turma 10 – 4º ano, da prof. Rute Oliveira.


Parabéns a todos e votos de continuação de boas leituras!

  A PB, Celina Domingues

segunda-feira, 23 de junho de 2025

“VAMOS À CAÇA DO LIVRO” - atividade de apoio aos testes DFL

 

 BIBLIOTECA ESCOLAR 2 DO AE do CADAVAL

   De 9 a 20 de junho de 2025, a nossa Biblioteca Escolar colaborou com os docentes titulares das turmas do 2º ano do AECadaval, na aplicação dos testes de Diagnóstico da Fluência Leitora.

   A partir das propostas de trabalho da Rede de Bibliotecas Escolares, parceira do IAVE na implementação destes testes, foram dinamizadas atividades de promoção da leitura com as 11 turmas de 2º ano, das várias EB1 do nosso Agrupamento, libertando assim os docentes TT para aplicação  individual dos mesmos.

   Neste âmbito, foram dinamizadas sessões intituladas  “Vamos à Caça do  livro”,  na Biblioteca Escolar e nas salas de aula das EB1 dispersas do AEC, que despertaram interesse e entusiasmo nos alunos participantes, constituindo-se como mais uma atividade de divulgação  da  coleção  da nossa biblioteca e de  promoção  do gosto pelos livros e pela leitura.



quinta-feira, 12 de junho de 2025

Bosque de leitura - projeto de articulação vertical

 


Bosque da leitura colagem
                                                

     Bosque de leitura - instalação artística


Consumado na instalação artística que se encontra à entrada da biblioteca escolar da escola sede, este trabalho foi o culminar de um projeto multidisciplinar em articulação vertical, para o qual contribuíram os alunos do 4.º ano no Dia da Escola Azul com confeção de folhas num atelier orientado pelas alunos do 2.º ano e o professor Cláudio Sousa, os alunos do 7.º ano de Educação Visual orientados pela professora Lígia Freitas , a turma de artes de 11.º ano na disciplina de Desenho A sob a orientação da professora Sónia Abreu , a turma de 12.º ano em  Oficinas de Artes. Participaram também os alunos de Erasmus na execução dos animais em colaboração com as alunas do 12.º C e o Clube + com a participação da professora Candela Garcia.

Este projeto, organizado em resposta ao desafio proposto pela Coordenadora da Biblioteca Escolar 1 aos colegas do Curso de Artes Visuais, No âmbito do Projeto Cultural de Escola integrado no Plano Nacional das Artes,  orientado para os temas estruturantes de património local e sustentabilidade e concretizado na proposta de exploração da fauna e flora de Montejunto utilizando materiais reciclados.

O projeto consolida aprendizagens essenciais de literacia artística, e ambiental, valoriza as contribuições de todos os intervenientes, sendo por natureza inclusivo. A sua consecução proporcionou também uma vertente de consciencialização ambiental bastante óbvia pelo recurso aos materiais utilizados, materiais essencialmente reutilizados e pela temática abordada- a defesa da natureza. 

Deste modo, o projeto concorre para o concretização dos ODS 4. 12 e 15.


There is no Planet B - projeto de sensibilização

 


Os alunos do 8.º ano foram os autores dos posters de sensibilização ambiental, produto de uma proposta de trabalho no ambito da sustentabilidade, uma das linhas orientadoras do Projeto Educativo do nosso Agrupamento., conjugando a literacia artística com a ambiental, sob a oreintação do docente de Educação Visual.

A realização deste video foi da autoria da aluna Adriana do 5.º ano com a ajuda da professora bibliotecária.

 Esta atividade contribui para a concretização dos ODS 4, 12 , 13, 14 e 15.