quarta-feira, 4 de março de 2020

Dia da Mulher

A Biblioteca escolar celebra este dia com um painel alusivo ao Dia da Mulher, no qual se procura explicar a importância deste dia para a Igualdade de Género.
Do nosso fundo documental foram selecionados alguns livros para leitura sobre mulheres que fizeram história, mulheres cuja contribuição é relevante para a longa caminhada da luta pela igualdade e pela conquista de direitos humanos, desde a dignidade e respeito que a mulher merece enquanto ser humano, à conquista de direitos sociais como o direito ao trabalho, o direito a um salário igual por trabalho igual ao do homem, direito à independência financeira e jurídica. Este movimento é conhecido por Feminista. é um longo caminho de lutas pela conquista de direitos. Uma luta que continua e que tem de continuar num mundo cada vez mais global e  desigual, por isso quisemos recordar este dia.
Nas nossas sugestões de leitura, destacamos Não Sou Feminista, mas... de Sophia Grillet, uma obra que de uma forma leve e lúdica nos conta a história do movimento feminista, recorrendo a pequenas histórias e comentários divertidos.
 Ao longo da história têm-se destacado mulheres notáveis, podes ler sobre elas  em Mulheres famosas - de Neferttiti a Madame Curie de Richard Dungworth e Philipa Wingate; Vidas de Grande Mulheres de Henry Thomas e Dana Lee Thomas. Sugerimos também algumas biografias como por exemplo Madame Curie e Eu sou Malala, escrito pela própria  em colaboração Patrícia McCormick, ambas personalidades célebres. A Malala foi atribuido o Prémio Nobel da Paz em 2014 pela luta pela educação das mulheres.


Vem ler connosco. Ler é divertido

Sem comentários:

Enviar um comentário