Ler digital

LER  DIGIT@L

Nesta página apresentamos-vos uma série de bibliotecas digitais em Portugal e no mundo que te podem ser úteis.
É todo um mundo a descobrir. Nelas podes encontrar valiosos recursos que te ajudam nos teus projetos de leitura e nos teus trabalhos de investigação. Podes descarregar os ficheiros para o teu computador e simplesmente ler. A maior parte dos recursos disponibilizados são gratuitos e de acesso imediato.

         Bibliotecas digitais internacionais e repositórios

Existem imensas bibliotecas internacionais e repositórios. Destacamos aqui em particular os seguintes:



Esta biblioteca apresenta um vastíssimo leque de materiais disponíveis gratuitamente. Há recursos em português (11.911), bem como outras línguas, sendo a predominante o inglês. 


"Explorar 58,362,586 obras de arte, artefactos, livros, videos e sons de toda a Europa"Neste site podemos explorar um grande leque de temas organizados por áreas. Da literatura ao desporto, da história natural à moda, o visitante pode explorar as diversas temáticas  sempre relacionadas com a história da Europa em diferentes perspectivas.
Excelente para a disciplina de história, artes visuais, jornalismo.... e inglês!!!!
A informação disponibilizada é de alta qualidade pois os produtos concebidos são da responsabilidade de profissionais e instituições culturais europeias  prestigiadas cujo objectivo é " partilhar a herança cultural europeia para promover o entretenimento, educação e pesquisa.
O blog também é um excelente recurso educativo.
veja por exemplo o tópico moda - a história das calças de ganga.  em https://blog.europeana.eu/2019/12/denim-and-jeans-making-of-a-fashion-icon/




"O Project Gutenberg oferece-lhe mais de 38.000 livros eletrónicos gratuitos: escolha entre livros grátis em formato epub ou livros grátis em formato kindle, descarregue-os ou leia-os em linha".
Também encontramos uma variedade de audiolivros com voz humana e máquina ( gravação com sintese de voz)


Bibliotecas Digitais em Portugal

Apresentamos algumas sugestões de bibliotecas digitais em Portugal  a que podemos recorrer de forma gratuita e com a vantagem de se poder aceder de imediato aos conteúdos nos seus variados formatos. Desejamos a todos Boas Leituras!


Esta biblioteca apresenta alguns livros e apresentações em video sobre temas relacionados com a educação para a cidadania, relações humanas, respeito pela diferença... Organizados por faixa etária, abrangendo todos os ciclos de ensino.

Biblioteca nacional portuguesa
Purl contem livros digitalizados. Verdadeiros tesouros como a 1.º edição d'Os Lusiadas.


Esta biblioteca contém mais de 25 mil obras de domínio público em todas as áreas do saber. Muito bom para história, literatura.



Muito interessante para a formação artística . Um complemento para as disciplinas de artes visuais.


Esta biblioteca disponibiliza um vasto acervo de textos e documentos nas áreas de História e literatura Portuguesa. A pesquisa é facilitada pois está organizada por disciplinas, temas e autores.



https://www.casafernandopessoa.pt/pt/cfp

Nesta biblioteca digital encontram-se as obras de Fernando Pessoa que estão em domínio público. "O site alberga mais de 300.000 imagens em formato JPG e mais de 2000 ficheiros em formato PDF."

Também há bibliotecas digitais que resultam de projetos cujo objetivo é facilitar o acesso ao conhecimento como por exemplo o Projeto adamastor.



Esta biblioteca disponibiliza obras de literatura portuguesa. em domínio público. Tem versão áudio de algumas obras Muito bom para a disciplina de português para o desenvolvimento das metas literárias.


imprensa nacional

No sitio da imprensa nacional casa da moeda encontras muitos livros digitais de apoio à educação literária entre outros



Mais uma biblioteca digital que disponibiliza livros interessantes para a disciplina de português , com algumas informações sobre biografias de autores e épocas literárias. 

Há também a biblioteca digital da DGE
Ler+ biblioteca digital

BIBLIOTECA DIGITAL da DGE
http://sibme.sec-geral.mec.pt/
"A Biblioteca Digital é composta pelos recursos editados pela DGE, inclui o acervo de documentos digitais ou digitalizados das entidades que a antecederam, e tem como principal objectivo a disponibilização de documentos na sua forma integral, para disponibilização livre.
Nesta página pode pesquisar as coleções já digitalizadas e disponíveis."


muito útil para a literatura portuguesa mais antiga. Contém livros do PNL


Esta biblioteca digital contem jornais e revistas portuguesas que estão em domínio público







biblioteca digital Jorge Álvares
Contem muitos recurso e atividades para explorar temas de história relacionados com os descobrimentos e o Oriente.
Pode-se descarregar gratuitamente o livro Missão impossível de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães

Esta página encontras recursos de leitura para cidadania










Bibliotecas especializadas

ARTE


Ciência



                                                                                    RCAAP


BOAS LEITURAS DIGITAIS!!

Sem comentários: