Dia da floresta autóctone - 23 de Novembro
A 23 se novembro celebra-se o dia da floresta autóctone, realidade que já pouco existe, porque a floresta original que cresceu sem intervenção humana é cada vez mais rara, tendo sido substituída por floresta de plantação, normalmente com fins muito especiais em mente, como a produção de papel, de pinhões, de madeira para a construção, numa palavra para fins comerciais e utilitários que não valorizam a biodiversidade inerente a uma floresta mais " natural".
Mas a variedade de árvores é arbustos que ainda os rodeiam quer em terrenos agrícolas, quer dentro dos espaços verdes das aldeias, vilas e cidades é espantosa.
Quisemos chamar a atenção para essa variedade de árvores e arbustos que nos rodeiam com uma pequena exposição, onde estão incluídos espécies europeias que são características do mediterrâneo como o loureiro, a oliveira, o medronheiro bem como espécies que vieram para o nosso país trazidas de outros continentes como a auraucaria ou as camélias que encontramos normalmente nos jardins ou parques citadinos.
Em flora, on ou árvores e arbustos de Portugal, podemos descobrir a biodiversidade do. nosso país.
Fica um convite para explorar a exposição, e o desafio de descobrir as árvores e arbustos que vieram dos terrenos do professor Décio, vasi descobrir os nomes e algumas curiosidades sobre as plantas em exposição utilizando um leitor de rq code reader. Também podes identificar as plantas utilizando aplicações para o telemóvel como plantim. Boas descobertas.
Sem comentários:
Enviar um comentário