As estrelas também contam histórias. Histórias que vêm de um tempo antigo.
Histórias da tradição greco-romana, histórias de um tempo em que não havia luz elétrica a perturbar o nosso campo de visão!
Histórias para explicar a origem das constelações. Histórias que são romances de amor, de guerra, de vingança, de defeitos e virtudes dos deuses e semideuses, de Titãs e Gigantes que ficaram para sempre transformados em estrelas a olhar para nós, comuns mortais.
E, esta noite, fomos nós que olhámos para elas, com a orientação do professor Décio Barardo que nos ajudou a ver o céu de uma perspetiva diferente e a descobrir as constelações que estão mais visíveis nesta altura do ano, como o triângulo de verão, a constelação de Cassiopeia, Cefeu, Perseu, Andrómeda, do Pégaso, o Carneiro, do Cisne, da Águia, de Peixes, do Golfinho, da Lira, a Ursa Maior e Menor... As estrelas e as constelações que orientaram os marinheiros nas suas viagens de navegação pelo oceano Atlântico e que, nesta sessão, orientaram um percurso exploratório pelas histórias mitológicas que irão ajudar os alunos a compreender melhor as referências mitológicas de Os Lusíadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário