quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Caligrafia - Oficina criativa de escrita

 



No seguimento da visita guiada à Biblioteca Municipal do Cadaval, durante a qual a turma 10.1 teve a oportunidade de ver o Livro 1 de Chancelaria de D. Fernando I,  vindo da Torre do Tombo, no âmbito das comemorações do aniversário dos 650 anos da constituição da vila do Cadaval, a Biblioteca Escolar, em parceria com a disciplina de História da Cultura e das Artes, organizou um atelier de escrita na qual os alunos desta turma puderam aprender sobre a evolução da escrita e experimentar a caligrafia de época.


Esta oficina, orientada pela professora Paula Quintas, inicia-se com uma uma apresentação sobre a evolução escrita através dos tempos e a importância da escrita manuscrita na atualidade, abordando os seus usos práticos e a legibilidade.
Estabelece a ponte entre os livros antigos manuscritos e ilustrados e os livros de carácter mais pragmático como o que os alunos tiveram a oportunidade de ver na Biblioteca Municipal do Cadaval e a apresentam-se exemplos reais de uso da escrita caligráfica em contextos reais como a publicidade, convites formais, menus entre outros.
Segue-se a parte experimental propriamente dita em que os alunos são convidados a experimentar a escrita caligráfica, utilizando diferentes instrumentos de escrita - canetas de diversos tipos de ponta, canetas de tinta permanente e aparas para desenhar as letras de alfabetos cursivos - inglês e francês - e descobrir os efeitos gráficos.

Esta oficina contribui para a concretização do ODS 4 - Educação de qualidade.

saber + lê




Sem comentários:

Enviar um comentário