Nesta sessão especial de livros imaginários - diários de escritas, viajamos pela história da evolução das capas dos livros desde a Idade Média até à nossa época. Desde o livro tesouro, objeto precioso cujas capas adicionam valor e estatuto ao conteúdo do livro até à nossa época em que as capas são uma forma de diálogo com os possíveis leitores. Uma forma de publicitar o conteúdo do livro e os seus autores. O texto e a imagem conjugam-se de formas criativas de modo a captar a atenção do leitor e despertar o gosto pela leitura e consequentemente a sua aquisição.
Assim, as capas "falam " com o leitor transmitindo informação que se quer promocional, sempre num tom positivo recorrendo a múltiplas linguagens - códigos de cor, design gráfico das letras, composição das imagens... por vezes as letras são a imagem. São estratégias publicitárias que se aprendem e aplicam.
Para os alunos do 10.º ano do curso profissional, o desafio foi numa primeira fase decidir que tipo de livro, género literário ou não literário querem publicitar e compor a capa, aplicando as convenções e a criatividade, recorrendo à ferramenta digital Canvas.com.
Numa primeira abordagem os alunos exploram a ferramenta digital. Observam exemplos de capas, os diferentes estilos de apresentar a informação convencional: título, autores, editora, entre outros elementos de valor publicitário.
Uma pequena mostra dos trabalhos realizados...
Esta atividade é desenvolvida no âmbito de diários de escritas, uma proposta do Plano de recuperação de aprendizagens ESCOLA+ 21|23 e contribui para a concretização dos ODS 4 - Educação de qualidade e ODS 17 - Parcerias e meios de implementação.
Parceria estabelecida com História da Arte e cultura, sob a orientação da docente Graça Amaro e a Biblioteca Escolar.






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