sexta-feira, 27 de maio de 2022

Fernando Pessoa - encontro com o investigador Simão Valente: Projeto Cientificamente Provável

 Dia 26 de maio  foi realizado na nossa escola o segundo encontro com  Simão Valente,  investigador do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras de Lisboa, que desta feita veio falar de Fernando Pessoa, numa animada apresentação que foi uma viagem de reconhecimento das personagens criadas pelo escritor contribuindo assim, de forma magistral para o alargamento dos conhecimento sobre os escritor o que é uma inegável vantagem para os alunos do 12.º ano a quem estas sessões são dedicadas.

No decurso da sua apresentação, fomos conhecendo aspetos e curiosidade sobre a vida, hábitos e gostos do escritor. Simão Valente apresentou  poemas menos conhecidos que nos mostram outras faces deste escritor, o que nos ajuda a compreender melhor a complexidade não só do processo criativo, como das ideias defendidas por Pessoa através dos seus diferentes heterónimos e semi-heterónimo. O investigador partilhou referências a sites e filmes que nos ajudam a compreender o espírito da época e, desta forma, a conhecermos por intermédio do contexto em que viveu Pessoa, um pouco da História de Portugal e da nossa herança cultural e ideológica.

E, acima de tudo, ficamos com um melhor entendimento da complexidade do processo criativo de Fernando Pessoa e dos seus enormes contributos para a Literatura Portuguesa, pelas experiências inovadoras que concretizou a vários níveis, formal, ideológicos e pelas criações intelectuais de inegável valor.

Estes encontros são um contributo importante para alargar os horizontes culturais dos nossos alunos e melhorar a sua literacia da leitura, com novos e desafiantes linhas de leitura e entendimentos possíveis.

Obrigado Dr. Simão Valente por este momento. 

Obrigado  Joana Botelho.

Esta atividade promove os ODS - 4 Educação de qualidade e 17 - Parcerias


OPINIÃO

Estes encontros com investigadores são uma boa prática? 
Considero que estes encontros promovem a cultura e o saber, possibilitando aos alunos um contacto com uma outra visão da literatura, fundamentada na investigação e no estudo comparatista de textos e autores.

Em que medida é que ajudam os alunos?
Estes encontros ajudam os alunos a aprofundar conhecimentos sobre aprendizagens feitas em sala de aula, possibilitando-lhes o contacto com outras perspetivas críticas sobre obras e autores.

Devemos continuar com estas atividades para que anos de escolaridade?
Penso que estas atividades deverão ter continuidade nos próximos anos letivos, parecendo-me ser especialmente produtivas para os alunos do ensino secundário.

Turma 12.º C

Sem comentários:

Enviar um comentário