Lançamos o desafio da escrita numa proposta que concilia diversas tipologias de texto com a criatividade dos alunos, desenvolvendo dois projetos que aliam a produção de textos com a ilustração e a composição gráfica por desenho, colagem ou outra técnica livre ou em alternativa com recurso a ferramentas digitais como o canva.
Todos o projetos foram desenvolvido para incluir as soft skills e proporcionar oportunidade de desenvolver a capacidade de resolução de problemas colaborativamente e criar um projeto pessoal original.
Finalizados os projetos apresentamos um registo visual .
Projeto 1 - Livros imaginários. Esta proposta teve por público alvo 3 turmas do 7.º ano e 1 turma do 10 ano.
Nas turmas do 7.º ano optamos por explorar a criatividade dos alunos de forma mais livre, com a opção de utilização de ferramentas digitais. Este projeto resulta da parceria da BE com a docente de Português das turmas A, B e C
Já para o 10.º ano, o projeto resulta da parceria com a docente responsável pela disciplina de História das artes e cultura e foi desenvolvido com os alunos do 10.1
Projeto 2 - Diários de memórias - Scrapbook. Esta proposta foi dirigida aos alunos do 8.º ano e encontra a sua motivação no texto do prólogo da nova edição de Gritos da Minha Dança de Fernanda Botelho publicada pela editora Abismo estabelecendo-se assim a ponto com o programa das Artes Fernanda Botelho. Este projeto resulta da parceria da BE com a docente de Português das turmas A, C e E.
Por se basearem em memórias e fotografias pessoais, estes projetos adquirem um cunho intimista. Tendo isso mente, optamos por orientar o nosso registo fotográfico para aspetos que podem ser partilhados, respeitando a privacidade de todos os seus autores. Assim damos relevo à composição gráfica e à qualidade da produção textual, procurando dar uma mostra da enorme variedade de opções que deram origem a resultados surpreendentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário