segunda-feira, 6 de junho de 2022

PROJETO DO PNL “LEITURA EM FAMÍLIA” NO AE DO CADAVAL - 2021/2022

 

Decorre na EB1/JI do Cadaval este projeto proposto pelo Plano Nacional de Leitura, que neste ano letivo financiou a Biblioteca Escolar 2, do 1º Ciclo e Pré-Escolar, com 600€, para aquisição de novos títulos, para que os alunos possam usufruir de uma coleção de livros mais variada e atualizada.

Este projeto é um incentivo à criação do gosto pelo livro e pela leitura desde a mais tenra idade, criando estes hábitos nas crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo. Através da leitura regular nas salas com as educadoras e professoras, na Biblioteca Escolar, mas também em família, onde essas sementes terão de ser também lançadas e acarinhadas para crescerem e se desenvolverem eficazmente.

No início do ano letivo, foi dinamizada uma sessão online, pela BE, em parceria com o Serviço de Psicologia e Orientação do AECadaval, para pais e famílias, sobre a importância da leitura, denominada “Como ajudar o seu filho/a a aprender”, divulgada oportunamente  em https://www.aecadaval.com/bibliotecas-escolares

Para atingir os  objetivos pretendidos, o projeto desenvolve-se em duas vertentes:

Leitura em Vai e Vem

Com as três turmas do JI do Cadaval, cerca de 60 crianças, estas escolhem na BE os livros do seu agrado, acompanhadas pela professora Bibliotecária e pelas suas educadoras,  que levam para leitura  em família, nas pequenas mochilas disponibilizadas pelo PNL para esse efeito. Esta atividade tem suscitado bastante entusiasmo por parte das crianças e famílias.


Já sei ler!

As 8 turmas do 1º ciclo da EB1 do Cadaval, 150 alunos aproximadamente,  levam também, com regularidade quinzenal, os livros da sua preferência em empréstimo domiciliário,  para leitura com acompanhamento ou apoio da família, o que no caso dos alunos do 1º ano é indispensável, como se compreende.



           

Com estas iniciativas se vão desenvolvendo as  competências e o gosto pela leitura, essencial para o desenvolvimento intelectual e até para o equilíbrio emocional das nossas crianças.

A PB, Celina Domingues

 

Sem comentários:

Enviar um comentário