Nesta semana dedicada às atividades à roda dos livros desenvolvemos atividades que cruzam múltiplas literacias, tendo por foco o livros como ponto de partida para propostas de atividades que visam uma interação com o livro como objeto e suporte de múltiplas mensagens.
Livros produzidos no atelier de encadernaçãoLivros de mensagens - Olá Primavera!
Na oficina de ilustração, Lígia Gontardo, a artista plástica convidada apresentou aos alunos do 9.º C extratos de obras para um desafio de ilustração.
E, o que é a ilustração?
É um recontar utilizando a imagem do que é dito no texto, acrescentando a interpretação do ilustrador que centra a sua atenção nos detalhes por ele selecionados. Ilustrar é interpretar. Nos livros de literatura infantil a ilustração complementa e ajuda à interpretação da história do texto. Acrescenta texto visual. Alguns livros têm mais ilustração do que texto e outros são narrativas totalmente visuais.
Neste desafio a proposta foi criar uma ilustração a partir da interpretação livre do texto e, consequentemente, os alunos expressaram livremente através das suas ilustrações a sua interpretação. A técnica utilizada foi a aguarela.
Os alunos do quinto ano realizaram duas atividades em torno dos livros, envolvendo pesquisa nos livros ou na internet, criação livre de frases poéticas, ou simplesmente bonitas para partilhar na Árvore da Poesia. Estes foram convidados a ler as suas frases. Fizemos um jogo para decidir se as frases eram poesia ou outra coisa e discutimos o seu significado. A esta atividade demos o nome Folhas poéticas da árvore da poesia.
Em torno dos livros concretizámos o comboio dos livros.
Começamos como uma seleção dos livros para apresentar em comboio. Depois formámos o nosso comboio especial em que cada aluno é um livro carruagem.
Cada aluno apresenta o seu livro - Somos livros!
A manta solidária, um projeto a decorrer com a participação da comunidade na construção coletiva de uma manta, também teve lugar nesta semana especial.
Sem comentários:
Enviar um comentário