quinta-feira, 30 de março de 2023

Semana do agrupamento na Biblioteca Escolar do Cadaval - uma semana da leitura


 Nesta semana dedicada às atividades à roda dos livros desenvolvemos atividades que cruzam múltiplas literacias, tendo por foco o livros como ponto de partida para propostas de atividades que visam uma interação com o livro como objeto e suporte de múltiplas mensagens. 

                                                Livros produzidos no atelier de encadernação 


                                                   


                                                 Livros de mensagens - Olá Primavera!

Na oficina de ilustração, Lígia Gontardo, a artista plástica convidada apresentou aos alunos do 9.º C extratos de obras para um desafio de ilustração. 

E, o que é a ilustração?

 É um recontar utilizando a imagem do que é dito no texto, acrescentando a interpretação do ilustrador que centra a sua atenção nos detalhes por ele selecionados. Ilustrar é interpretar. Nos livros de literatura infantil a ilustração complementa e ajuda à interpretação da história do texto. Acrescenta texto visual. Alguns livros têm mais ilustração do que texto e outros são narrativas totalmente visuais. 

Neste desafio a proposta foi criar uma ilustração a partir da interpretação livre do texto e, consequentemente, os alunos expressaram livremente através das suas ilustrações a sua interpretação. A técnica utilizada foi a aguarela.





Os alunos do quinto ano realizaram duas atividades em torno dos livros, envolvendo pesquisa nos livros ou na internet, criação livre de frases poéticas, ou simplesmente bonitas para partilhar na Árvore da Poesia. Estes foram convidados a ler as suas frases. Fizemos um jogo para decidir se as frases eram poesia ou outra coisa e discutimos o seu significado. A esta atividade demos o nome Folhas poéticas da árvore da poesia.




 

Em torno dos livros concretizámos o comboio dos livros
Esta atividade tem três desafios, todos envolvendo a descoberta dos elementos informativos que os livros têm incluído na capa. 



Começamos como uma seleção dos livros para apresentar em comboio. Depois formámos o nosso comboio especial em que cada aluno é um livro carruagem.

Cada aluno apresenta o seu livro - Somos livros!







O último desafio é de leitura e de gravação para conceber um produto que é uma apresentação da capa do livro e um convite á leitura com a leitura da sinopse ou resumo do conteúdo do livro. E como temos alunos de outras nacionalidades, a língua inglesa é a língua de comunicação.










A manta solidária, um projeto a decorrer com a participação da comunidade na construção coletiva de uma manta, também teve lugar nesta semana especial.



Nas sessões realizadas a funcionária de apoio da BE, responsável por este projeto, ensinou aos alunos as técnicas de croché necessárias para a realização dos quadradinhos que compõem a manta., bem como uma técnica de unir os quadradinhos.


E a terminar esta semana, desenvolvemos uma oficina de encadernação baseada nos conceitos de sustentabilidade e reciclagem. Trata-se de aprender técnicas para construir pequenos livros de apontamento utilizando os materiais que temos à mão como folhas soltas, e  cartões que vamos utilizar /reutilizar.
Passo a passo, orientados pelas técnicas do espaço Trabuca, os alunos aprenderam duas técnicas de encadernação.


O resultado final


Esta atividade foi desenvolvida em parceria com as técnicas do Espaço Trabuca, Cadaval
As atividades desta oficina foram registadas em fotografia pelo Clube da Rádio Escola Azul

Com estas atividades contribuímos para a concretização do ODS 4 - Educação de Qualidade. OGS 12 - produção e consumo sustentáveis  e do ODS 17 - Parcerias para o desenvolvimento







Sem comentários:

Enviar um comentário