A sugestão deste mês alia a pintura, a literatura e o cinema. Tudo começou no século 17 na idade de ouro holandesa…
Para este mês sugerimos a leitura de A rapariga do brinco de pérola, uma história inspirada na famosa pintura de Joannes Vermeer ( 1632-1675), um pintor holandês que viveu em Delft em plena Idade do Ouro da cultura holandesa.
Esta pintura é considerada a " Mona Lisa do Norte o que é um grande elogio à qualidade desta obra uma vez que é assim comparada diretamente com a obra mais icónica de Leonardo da Vinci.
Esta pintura pertence à Mauritshuis Royal Arte Galery. Veja aqui o documentário
Descubra a importância desta pintura com este documentário da TED ED
Leia o livro
Resumo
No século XVII, em Delft, uma própera cidade holandesa, tudo tinha uma ordem pré-estabelecida. Ricos e pobres, católicos e protestantes, patrões e criados, todos sabiam o seu lugar. Quando Griet foi trabalhar na casa do pintor Johannes Vermeer, pensou, por isso, que conhecia o seu papel: fazer a lida doméstica e tomar conta dos seis filhos do pintor. Ninguém esperava, porém, que as suas maneira delicadas, a sua perspicácia e o fascínio demonstrado pelas pinturas do mestre a arrastariam inexoravelmente para o mundo dele. Mas, à medida que a rapariga se tornava parte integrante da sua obra, a intimidade crescente entre ambos ia espalhando tensão e deceção na casa e adquiria a proporção de um escândalo em toda a cidade.
Com base neste livro surgiu o filme com o mesmo título em 2003 que teve 3 nomeações para óscares.
Resumo

Sem comentários:
Enviar um comentário