Tendo como foco explorar algumas obras de arte, integrando- as no seu contexto social e cultural do pós-guerra, foi organizada a atividade que promove uma articulação transversal das aprendizagens essenciais dos anos envolvidos.
Uma pintura de garrafas de Coca-Cola é arte? E uma pintura que apenas têm uma cor como branco, azul ou vermelho? O que tem isto de artístico? Uma colagem de vários objetos do quotidiano e outros tanto exemplos aparentemente sem sentido porque são considerados ARTE? Será que existe um propósito ou mensagem nos diversos movimentos artísticos que surgem no pós-guerra? Crítica social, procura de autoconhecimento, simples expressão de um momento ou estado de espírito ou, simplesmente, nada? Como é que as obras de arte são o reflexo da sociedade e da cultura vigente ou a contrariam? São estas e outras perguntas que abordámos com as turmas nesta sessão orientada pelo docente de História de Arte, numa parceria com a docente de Inglês e a Biblioteca Escolar que contribui para a concretização do Projeto Cultural de Escola no âmbito do PNC e insere-se nos ODS - 4 Educação de qualidade e 17 - Parcerias para o desenvolvimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário