sábado, 4 de novembro de 2023

Masterclasse - História da arte e da cultura contemporânea do pós guerra

 


Apresentação da masterclasse pelo professor de História de Arte e Cultura

 A masterclasse de História da Arte e Cultura de dia 3 de novembro teve como tema a evolução da arte e da sociedade do pós Segunda Guerra Mundial até aos nossos dias, terminando-se na Street Art com uma mostra de obras icónicas em todo o mundo que mostram a excelente qualidade gráfica deste movimento artístico da arte para todos, uma arte que transcende as barreiras das classes sociais, das etnias, idade ou sexo, uma arte que marca a presença nos mais diversos espaços, passando as mais diversas mensagens. 


As turmas na Biblioteca Escolar 

Nesta masterclasse para alunos de artes do secundário e de inglês do 12.º ano, o professor Bruno levou-nos numa viagem pelo mundo das artes onde conhecemos vários movimentos artísticos, as suas características e influências, como a arte Pop, a arte ótica, a arte minimalista, a Land arte, a arte conceptual,  a arte hiper-realista, as performances, as instalações a body arte, com os seus artistas mais representativos.
 Os alunos foram levados a refletir sobre o papel da arte na nossa sociedade e as relações entre o desenvolvimento tecnológico, a publicidade, a influência dos mass media, BD, televisão, cinema, o poder das estrelas da cultura pop e a expressão artística, o papel do artista como um agente impulsionador de pensamento crítico. Alguém que nos faz pensar e nos traz perspetivas novas sobre o mundo quebrando cânones, ultrapassando os limites numa fusão de géneros artísticos e num diálogo permanente com o público.  Num museu ou galeria ou na rua, a obra de arte é uma mensagem para o mundo. Elas surpreendem-nos, chocam-nos, divertem-nos, fazem-nos pensar e não nos deixam indiferentes. É uma arte para todos.
Esta atividade insere-se no Projeto Cultural de Escola e contribui para a concretização  do Plano Nacional das Artes no nosso agrupamento bem como para os ODS 4 e 17, promovendo-se a articulação transversal de conteúdos. 




Sem comentários:

Enviar um comentário