domingo, 3 de dezembro de 2023

ARTE URBANA - Visita de estudo

Instalação

Instalação feita com elementos tridimensionais elaborados com impressora 3 D em cenário envolvente de um QR - code em URBAN (R)EVOLUTION

Pode a arte mudar a sociedade e a sociedade mudar a arte?
A resposta é uma constatação: SIM. Parece óbvio, embora as relações e as implicações sejam complexas, mesmo até quando falamos de arte mais próxima de nós no tempo e no espaço.

Quando o observador é parte da obra!!!

Foi com o propósito de experienciar estas relações da ARTE URBANA  que a Biblioteca Escolar em parceria com História da Arte e da Cultura, Artes Visuais, Inglês (12.º ano) propôs esta visita de estudo para as turmas do Ensino Secundário, numa articulação transversal de competências essenciais das diferentes disciplinas. O desafio constou de uma visita guiada à exposição URBAN (R)EVOLUTION  e ao Bairro do Mocho, realizada no passado dia 20 de novembro.
Na Cordoaria Nacional, orientados pelos professor de História da Arte e da cultura os alunos e os docentes acompanhantes tiveram a oportunidade de visitar a exposição que agrega 18 instalações de 18 artistas da Arte Urbana a que chamaram  URBAN (R)EVOLUTION.
Esta mediação afigura-se essencial para proporcionar um enquadramento e uma experiência mais rica e completa da arte urbana, chamando a atenção para pistas de interpretação e aspetos que dificilmente conseguiríamos compreender sozinhos.

Exposição fotográfica
Exposição fotográfica das obras de arte do Bairro do Mocho


Já no Bairro do Mocho tivemos o privilégio de contactar diretamente com o graffiter Traumas 11 e de ver a sua exposição, juntamente com outra exposição fotográfica das obras do Bairro na Associação Cultural do bairro cujos guias nos levaram à descoberta de uma série de obras e de artistas da Street Arte internacionalmente famosos.

Obra de Bordalo II

Estas visitas e conversas  mostraram-nos o poder transformativo e reflexivo  da arte urbana e as suas múltiplas influências sociais, a sua capacidade de  revitalizar espaços e criar novas interações e experiências.
Como Ema explicou, a arte é o que torna o Bairro do Mocho tão especial. Artistas da Street Arte de todo o mundo aqui quiseram deixar a sua marca. Estamos assim perante uma galeria da arte. Urbana, efémera. As suas mensagens não deixam ninguém indiferente.

Esta atividade contribui para a concretização dos ODS 4- Educação de qualidade , 17 - Parcerias para a implementação dos objetivos e insere-se no Projeto Cultural de Escola no âmbito do Plano Nacional das Artes.


Opinião dos alunos da turma 11.º C 
(texto coletivo)

A visita iniciou-se com a ida à Cordoaria Nacional, onde é possível encontrar variadas obras
de arte urbana envolventes e inovadoras e com uma mensagem importante. De entre as
impressionantes obras, pudemos observar fotografias, obras interativas em 3D, pinturas, entre
outras.

Instalação da exposição  Urban ( R) Evolution
Instalação da exposição  Urban ( R) Evolution

Instalação da exposição  Urban ( R) Evolution - Vilhs

Na parte da tarde, encaminhámos-mos para a Quinta do Bairro do Mocho na expectativa de
ver Street Art, expectativas essas que, na nossa opinião, foram mais que superadas.
Encontrámos obras excecionais, extremamente bem executadas e com uma mensagem
tocante, cada uma com uma história enriquecedora do bairro e da sua gente.




Em suma, este dia foi extremamente divertido para além de importante para o nosso
conhecimento artístico e pessoal, aprendemos muito acerca da história da Street Art e
apreciamos cada pintura, escultura, fotografia e mensagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário