segunda-feira, 18 de março de 2024

Atelier de ilustração com Lígia Gontardo



 António Mota na sua visita ao nosso agrupamento frisou que gosta que os seus livros para jovens não tenham ilustrações de modo a permitir que cada leitor imagine as personagens e os cenários à sua maneira. Bem... é isso mesmo que faz o ilustrador. Imagina e descreve por imagens o que entende do texto. Portanto, o ponto de partida para as ilustrações é sempre a leitura do texto. 

Para este desafio de ilustração com a orientação da ilustradora solidária Lígia Gontardo, professora do nosso agrupamento, selecionámos dois pequenos contos deste autor: Nininha e Pantufa.

Leitura do conto Nininha

Leitura do conto Pantufa

Este contos foram lidos na sessão e foram o ponto de partida para as ilustrações livres dos nossos pequenos artistas que deram largas à sua imaginação.


Explorando o desenho a carvão, lápis de cor e, por vezes, até lápis de cera, cada pequeno artista apresentou a sua proposta, criativa e divertida ou trágica e quase gótica com um toque de manga. Houve vários estilos e, no final de cada sessão, foram produzidos um conjunto de trabalhos que irão ser expostos no próximo período.

 Parabéns a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário