sexta-feira, 29 de março de 2019

Projeto Cientificamente Provável - palestra sobre Os Maias


O Projeto Cientificamente Provável está a ser desenvolvido na área da Literatura por intermédio da arquiteta Joana Botelho, neta da escritora Fernanda Botelho, que é o elo de ligação entre a escola na pessoa da coordenadora do Departamento de Línguas, Alice Oliveira, e o centro de Investigação de Estudos Comparatistas da faculdade de Letras - Universidade de Lisboa.
Este projeto visa proporcionar oportunidades de desenvolver a literacia literária dos nossos alunos e envolve palestras por especialista, visitas  de estudo, work shops...
Esta primeira atividade realizada na nossa biblioteca trata-se de uma palestra, destinada aos alunos do 11.º ano, apresentada pela Dr.ª Sandra Barbosa, investigadora, e que está atualmente a fazer o seu doutoramento sobre a obra de Eça de Queirós.  A palestra, levou à melhor compreensão desta obra e do seu autor, inserida  num contexto cultural e social que caracterizou de forma a valorizar ambos.
A valorização do estilo de Eça de Queiróz foi desenvolvida através de uma atividade que se centrou essencialmente na apresentação de textos que revelam a dicotomia da leitura informativa e da leitura literária, valorizando e destacando a riqueza literária da escrita queirosiana pela comparação entre resumos e extratos da obra. Os alunos foram desta forma sensibilizados para melhor apreciarem a plasticidade e riqueza estilística e literária d'Os Maias, obra de destaque  que é estudada neste ano de escolaridade e que é uma referência da nossa literatura.
Importa referir que estes alunos, também no âmbito deste projeto visitaram uma exposição na Fundação Calouste Gulbenkian sobre Eça de Queiróz.
Mais atividades estão programadas para breve...


Sem comentários:

Enviar um comentário