terça-feira, 14 de maio de 2019

TEATRO NA ESCOLA - Estórias com Asas




O Teatro Estórias com Asas esteve na nossa escola para apresentar duas peças - Quanto tempo somos?  e Fernando Pessoa(s), integradas no reportório de Estórias com Asas - um projeto da responsabilidade de Lita Pedreira e Luís Geraldo. Esta atividade insere-se no programa Primavera de Livros e é patrocinada pela Câmara Municipal do Cadaval.
Foram três dias de grande animação para as 27 turmas de todos os ciclos que participaram neste evento.
Agradecemos aos docentes que aceitaram este convite para uma performance teatral algo diferente do habitual  que assenta num cruzamento muito sólido entre literatura e teatro e numa relação muito particular com o público-alvo que tem de através da sua imaginação e criatividade  " completar o cenário" e a história representada.
 A Peça Quanto tempo somos? é baseada no livro O limpa palavras e outros poemas de Álvaro Magalhães e teve como público alvo os alunos do 1.º, 2.º ciclo e 7.ºs anos. Para os restantes anos escolares foi apresentado Fernando Pessoa (s), peça que tem por base a obra de Fernando Pessoa e seus heterónimos, bem como outros documentos não literários como as cartas de amor entre FP e Ofélia por exemplo.
No final de cada sessão há tempo para conversa com os alunos, tempo para explicar as orientações e escolhas dos dois atores - Lita Pedreira e Luís Geraldo - que são também os autores de todas as peças do seu reportório.
Nestas conversas ficam mensagens a reter como a chamada de atenção para a importância da interpretação criativa dos textos - as leituras encenadas - que vão muito para além de leitura expressiva.
O papel do cenário, da música, do jogo da luz e das sombras para criar ambientes evocativos de cenários únicos para cada espectador, que desta forma, participa ativamente na construção e significado para estória apresentada.
E,sobretudo, fica o convite à leitura e à sua  interpretação criativa, numa viagem divertida e simultaneamente muito séria. Uma forma diferente de Viver a Literatura.
Da nossa parte esperamos que estes momentos contribuam para que cada aluno possa descobrir o prazer de ler.


Link para ver um pequeno extrato da apresentação.




Sem comentários:

Enviar um comentário