quarta-feira, 13 de maio de 2020

PROGRAMA DAS ARTES FERNANDA BOTELHO - Oficinas literárias em E@ D



No âmbito do Programa das Arte Fernanda Botelho, as atividades com os alunos do ensino básico e secundário estão a ser desenvolvidas online sob a orientação das docentes envolvidas em colaboração  com Joana Botelho, mentora do projeto, fundadora da Associação Gritos da Minha Dança e com a convidada especial, a Dr.ª Sofia de Andrade, docente universitária de Literatura Portuguesa  e também investigadora do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
As atividades desenvolvidas incluem-se no Eixo - Literatura e visam explorar a vida e obra da autora Fernanda Botelho através de investigação literária, análise interpretação de textos variados, dramatizações, ilustrações de poemas selecionados de Coordenadas Líricas (1958). Inseridas no programa curricular dos diferentes níveis de ensino, as atividades concretizam  o desenvolvimento do currículo local de uma forma muito enriquecedora para todos os intervenientes, numa troca de experiências e diálogos motivadores de aprendizagens contextualizadas e significativas.

Nas turmas do 10.º ano, com a participação da docente Olga Correia, a Dr.ª Sofia Andrade apresentou a intertextualidade entre o poema “Evasão”, de
Fernanda Botelho e a peça “Farsa de Inês Pereira”, de Gil Vicente. Todas as atividades possibilitaram um ambiente de partilha cultural excepcional.
No segundo ciclo de trabalhos, participaram os alunos do 8.º ano, orientados pela docente Anabela Penas. A partir da obra poéticas As Coordenadas Líricas, os alunos das turmas A, B e C, individualmente ou em díade, escolheram o poema que mais apreciaram e ilustraram-no, usando as suas técnicas preferidas. Os alunos do 8.º D apresentaram em videoconferência a atividade Poetiza-te II, dedicada inteiramente à poesia de Fernanda Botelho, integrada na obra As Coordenadas Líricas. As duas sessões de poesia, que contaram com a presença de Joana Botelho e da Dra. Sofia Andrade, incluíram uma entrevista ficcionada à escritora, a declamação da quase totalidade dos poemas do livro, acompanhada por imagens ilustrativas (obras de arte, fotografias dos alunos...) e interpretações musicais de Amália Rodrigues, Camané, Samuel, Luísa Bastos e Mariza, de poemas de amigos da homenageada.


Sem comentários:

Enviar um comentário