terça-feira, 2 de março de 2021

As pinturas também contam histórias - Dia da vida Selvagem : Descobrir Henri Rousseau

 Para lembrar o dia da vida selvagem, que se celebra a 3 de março, a biblioteca escolar  propõe visitar as pinturas de Henri Rousseau, pintor que ficou celebre pelas suas inúmeras pinturas representando animais selvagens e florestas 

Henri Rousseau foi um pintor auto-didacta que desenvolveu um estilo muito próprio.  Este pintor nunca visitou uma selva, mas conhecia bem os jardins botânicos que o inspiraram na pintura das plantas e, com certeza, também visitou os jardins zoológicos que então estavam na moda. A partir daí a sua imaginação e talento fez o resto.

Um dos seus quadros mais famosos chama-se Surpresa e representa um tigre muito assustado com a tempestade tropical. Esta pintura de 1891 também se chama Tempestade tropical com tigre.


Ao logo da sua vida de pintor Henri Rousseau pintou diversos quadros em que o tema principal foi a vida selvagem. Uns com tigres com este com o titulo batalha entre um búfalo e um tigre, 1908 ( pormenor)


Para além de tigres, Rousseau também representou outros animais selvagens nos seus quadros.

Esta pintura de 1910, chama-se Paisagem Exótica e nela podemos ver diversos macacos a brincar e a comer laranjas.


Nesta Paisagem exótica com um leão e uma leoa, Rousseau representa uma paisagem de África.

Os leões são também animais que aparecem em diversos quadros do artista como este Repasto do leão de 1907.

As cenas de caça são o quotidiano entre os animais selvagens. Eles têm de comer!

Observa com atenção esta pintura representando um leão a atacar o veado. Mas em cima da árvore está outro predador. 

Esta pintura de 1905 chama-se o Leão esfomeado a atacar o antelope.


Nesta Floresta com pôr do sol de 1910, no meio das altas plantas encontramos uma cena de caça. mas a presa é um ser humano!



Também neste Paisagem Tropical - Um índio Americano a lutar com um macaco ( 1910), vemos um tema recorrente que é o do perigo que muitos animais selvagens representam para os seres humanos que habitam nas florestas.



Mas, nem sempre a floresta é perigosa. Nesta pintura intitulada a Cascata, de 1910, podemos observar a harmonia entre os humanos e os animais. Todos precisam de água para viver. Assim, a cascata é um ponto de encontro.

Também há muitos momentos felizes na selva, como o que nesta pintura de 1906 -  Felizes Brincalhões- está representado.

Por vezes o tema é a floresta, o habitat natural de uma grande variedade de vida selvagem, como o que o pintor representa nesta pintura - a Selva Equatorial de 1909. Se observares com atenção consegues ver dois macacos à espreita por entre a vegetação.


Mas outras vezes os protagonistas da pintura são os amimais selvagens. Como é que podemos ver a diferença? É fácil. Observamos o que se destaca mais na pintura.


Nesta pintura o protagonista é o Macaco na Selva. Esta pintura é na verdade um retrato, um género de pintura onde as pessoas são representadas em primeiro plano. Aqui o pintor dá uma importância muito especial ao animal selvagem.

Descobre outras pinturas deste artista aqui

Depois de observares com atenção estas pinturas de Rousseau, deixamos um desafio. Criares as tuas pinturas de árvores, plantas, flores  e animais exóticos com uma pequena história.

Todos os trabalhos serão publicados neste blog e claro todos os artistas vão receber um diploma de participação.














Sem comentários:

Enviar um comentário