Mês de março é o mês da
celebração da natureza e da poesia, com dias dedicados à natureza e à sua proteção,
começando pelo dia 3 – dia mundial da vida selvagem, dia 21 – dia da árvore e
das florestas e 22 – dia da água. O dia 21 também é o dia da poesia e o dia da
criatividade. Este é o mês em que tradicionalmente se celebra a festa da leitura com uma semana de atividades dedicadas à leitura. Este ano optamos por realizar a nossa festa da leitura associada à semana das artes Fernanda Botelho em Abril. No entanto, lançamos desafios de leitura, escrita e expressão artística para toda a comunidade escolar.
Neste post vamos partilhando sugestões de leitura em torno dos temas vida selvagem, árvores e florestas, água, poesia e criatividade e também de alguns filmes para ver em família.
Os livros da selva de Rudyard Kipling, onde se podem ler as aventuras de Mowgli, um menino que foi adoptado por Baguera , uma pantera. Esta história original deu origem a um enorme variedade de reescritas das aventuras de Mowgli, sendo que as mais populares são as adaptações da Disney.
Bambi - uma vida nos bosques de Felix Salten
"Bambi é um pequeno veado nascido nos bosques do Norte da Europa. É ensinado pela mãe e pelos amigos que vai fazendo à medida que descobre o seu mundo, as maravilhas do bosque, da natureza, da amizade e da família. "
Um filme para ver em família
Madagascar, uma serie de quatro filmes com as loucas aventuras de um leão, uma zebra, um hipopótamo e uma girafa que fogem do jardim zoológico de Nova York.
Sabias que alguns dos cenários
foram inspirados na obra artística de Henri Rousseau?
Para celebrar o dia da árvore/da floresta e da poesia, não resisto a relembrar dois livros com histórias muito bonitas A floresta e a Árvore de Sophia de Mello Breyner Andresen
Veja aqui uma apresentação da A àrvore de Sophia de Mello Breyner
Sugiro também um dos meus livros favoritos A Grande árvore de Susanna Tamaro
E para os mais pequenos uma deliciosa história de Julian Gough e Jim Field O Coelho e o Urso - Um castor de Sucesso. este é o quarto livro desta coleção. Desta vez o Coelho e o Urso veêm o seu habitat natural, a floresta, a ser destruída. As árvores estão a voar, o chão está a termer e eles não percebem porquê. mas vão descobrir em breve uma terrível verdade....
Veja aqui um extrato do livro
Um filme para ver em família
Avatar do realizador James Cameron, cuja historia é continuada em Avatar 2 ( a estrear)
E para relembrar o dia da àgua,
fica a sugestão de leitura de A Águia e a água de Mia Couto e O segredo do rio
de Miguel Sousa Tavares
Para quem prefere livros científicos,
sugerimos O ciclo da água de Ammy Bauman e O maravilhoso livro da água de Deborah Seed.
Boas leituras!!
Sem comentários:
Enviar um comentário