À descoberta do Património do Concelho do Cadaval é um projeto que a equipa da BE1 iniciou este ano com o objetivo principal de desenvolver a literacia da informação de uma forma muito abrangente, incluindo a investigação de objetos, informação em arquivos da Biblioteca, Museu e Câmara Municipal do Cadaval, entrevistas, reportagens, desenvolvendo nos alunos o gosto pela investigação e descoberta da história local, que é a sua história. Este projeto, orientado pelo professor Humberto Germano insere-se nos objetivos do Projeto Educativo do nosso AEC, contribuindo para o desenvolvimento de uma das suas basilares linhas de orientação: a valorização do currículo local.
Este
projeto, abrangente e transversal, concretizado sob a forma de Domínio de
Autonomia Curricular (DAC), assenta no pressuposto de que a realização de
atividades de caráter transdisciplinar contribui para o desenvolvimento, de
forma integrada, de muitas das competências do Perfil do Aluno à saída da
escolaridade obrigatória, entendidas como agregações complexas de
conhecimentos, capacidades, atitudes e valores, sem que haja necessidade da sua
indexação estrita a esta ou àquela disciplina. Com este projeto, pretende-se contribuir
para que os alunos desenvolvam a capacidade de participação cívica ativa,
consciente e responsável e uma cultura científica e artística de base
humanista, ligando o passado e o futuro, através do presente.
Pesquisa de documentos
Preparação das atividades
Depois de muitas horas de pesquisa, preparação de materiais e organização das atividade para os alunos do 7.º ano, com a colaboração indispensável das nossas parceiras nesta aventura de descoberta, as Dras. Tânia Camilo e Carla Martins, responsáveis pela Biblioteca e pelo Museu, respetivamente, iniciamos a primeira de muitas atividades com os alunos. Estas decorrem na Biblioteca e Museu Municipal.
As turmas em atividade:
Após uma receção pela Dra. Tânia Camilo, os alunos foram convidados a visitar o Museu Municipal onde está uma exposição de objetos do arquivo da Câmara Municipal - livros, sólidos geométricos, carimbos, um globo antigo, mapas, balanças, medidas de líquidos e de sólidos e até uma balança- organizada para esta atividade, a qual é apresentada aos alunos pela Dra. Carla Martins.
Na exposição permanente patente no museu podemos ver exposta uma fotografia antiga do início do século XX, onde ainda consta um edifício particular onde funcionava a escola das raparigas. Este edifico já não existe atualmente, mas através desta fotografia ficamos a saber que antes de haver edifícios escolares públicos construídos de raiz, a escola pública funcionava em edifícios privados. O que nos leva à atividade de investigação da informação patente nos documentos oficiais do arquivo da autarquia referente à construção das escolas públicos do concelho do Cadaval. Uma tarefa que constitui um momento de contacto com os textos de documentos autênticos - Cartas particulares, ofícios e outros documentos institucionais - que servem de base para se traçar o panorama da odisseia da construção, preservação e utilização dos edifícios escolares.
DIA 1 - 7 de fevereiro
DIA 2 - 8 de fevereiro
DIA 3 - 9 de fevereiro
Dia 4 - 10 de fevereiro
Para além de pesquisas de documentos e objetos, o projeto envolve a recolha de informação pelo método de entrevistas que vão ser realizadas a antigos alunos e professores - Testemunhos vivos.
E, os alunos do clube da Rádio Escola Azul vêm dar apoio nas entrevistas.
Esta em especial foi realizada pelo Tomás ao professor Gustavo Saramago, mentor e responsável por um projeto de karting na escola, projeto que foi desenvolvido na década de 90 na Escola Básica e Secundária de Montejunto e do qual ainda existem alguns carrinhos de karting e muitas boas memórias.
Estas atividades contribuem para a concretização dos ODS 4 - Educação de qualidade e ODS 17 - Parcerias e meios de implementação.
Sem comentários:
Enviar um comentário