Segunda feira, dia 4 de abril, iniciámos as nossas oficinas criativas com a turma do 5. E, numa bordagem adaptada para alunos do 2.º ciclo, mais centrada na escrita enquanto desenho.
O desafio é escrever o nome com letras desenhadas e descobrir alguns alfabetos "artísticos" de modo a valorizar a "arte da escrita bela" - a caligrafia. Dominar a escrita e as canetas, inclusivamente as de tinta permanente e de aparas de vários formatos. Experimentar os desenhos de letras e os efeitos gráficos resultantes da utilização dos diferentes instrumentos de escrita, são os objetivos principais da nossa proposta.
É apenas uma experiência, que se revela desafiante para todos os participantes.
Nesta oficina participaram alunos de todos os ciclos da escola sede.
O 11. B veio também fazer a experiência do desafio da escrita que exige uma grande domínio da motricidade fina, o que se prova ser uma competências a treinar. Os alunos familiarizaram-se com uma forma de registo escrito desconhecida de muitos - a estenografia.
Os alunos do 8.º anos praticaram a caligrafia e descobriram como escrever o seus nomes próprios em notação estenográfica, o que muito os surpreendeu.
Ficou a experiência e a constatação da validade destas práticas.
Esta atividade contribui para a concretização dos ODS 4 - Educação de qualidade e ODS 17 - Parcerias e meios de implementação.



Sem comentários:
Enviar um comentário