sexta-feira, 3 de maio de 2024

DESCOBRIR ABRIL NA COMUNIDADE

 Para a  geração atual, o 25 de abril já é uma data histórica. Tem 50 anos, o que à escala da vida dos nosso alunos - crianças e jovens- parece demasiado longínquo. Mas na memória coletiva dos adultos mais velhos é um evento real, uma experiência de vida que cada um à sua maneira viveu ou sobreviveu, com mais ou menos conhecimento e consciência da importância do que se estava a passar.

É com recurso à técnica da entrevista que é apresentada esta proposta de descoberta do 25 de abril pela docente de português, Selma Presado aos seus alunos do 3.º ciclo. Em conversas, num registo mais ou menos familiar, surgem as experiências de vida pela voz de familiares e  funcionários da nossa escola.

São as vozes que tornam palpável e presente a realidade do antes e do depois deste evento tão marcante na nossa história. Ouvimo-la concretizada nas experiências reais vividas e relatadas pela memória. São testemunhos vivos que nos mostram as vivências e os contextos que mudaram. De facto, a vida no mundo de agora  nada tem de semelhante à vida de à 80, 70, 60 ou até mesmo 50 anos atrás. E não são apenas as estatísticas que nos dizem. São, acima de tudo, as experiências e vivências comparativas. Esta é a grande lição que os alunos aprenderam neste desafio.

Click nas imagens para aceder aos áudios das entrevistas.

                                     
 Entrevista com uma funcionária da EBS           Entrevista a familiar









Sem comentários:

Enviar um comentário